top of page

Revendedores Hyundai foram surpreendidos com o recorde


A Hyundai Motor Brasil surpreendeu até seus concessionários ao atingir a marca de 1 milhão de veículos produzidos na fábrica de Piracicaba, SP, em menos de seis anos.

Segundo Daniel Kelemen, proprietário da Max Hyundai, em São Paulo, e presidente da Abrahy, associação que representa os concessionários Hyundai, a surpresa foi positiva:

“Sabíamos que seria um sucesso o início da produção no Brasil e o lançamento do HB20, mas não esperávamos que em tão pouco tempo a unidade produzisse 1 milhão de unidades”.

Por causa do limite de produção anual, de 180 mil unidades, os concessionários não conseguem vender muito mais do que o volume atual, mas a expectativa de Thiago Sanchez, diretor da concessionária Caminho, de Limeira e de Piracicaba, SP, é a de que a situação mude nos próximos anos: “Temos que aguardar as indecisões políticas, mas acredito que nos próximos anos a Hyundai investirá em sua fábrica para aumentar a produção e crescer no Brasil, pois tem potencial para isso. A rede está pronta para vender mais e atender mais clientes no pós-vendas”.

Kelemen também disse que essa é a vontade dos concessionários: “Queremos que a expansão venha o quanto antes, com ela virão novos modelos para vendermos. Essa decisão, porém, tem que ser tomada com muita responsabilidade pela Hyundai, uma vez que um aumento da produção sem o crescimento esperado do mercado encherá os pátios de carros e nós não queremos isso”.

Hoje em dia o mix de vendas das concessionárias é parecido, mas muda um pouco dependendo da região. No caso de Kelemen, de São Paulo, de 20% a 30% das vendas são do SUV Creta, e 70% são HB20 e HB20s, sendo que as versões com motor 1.0 são as mais procuradas. No caso da Caminho, no Interior de São Paulo, o Creta representa 30% das vendas mensais, a versão 1.0 do HB20 responde por 40% e a 1.6 por 30%.

montadora
bottom of page