top of page

Maioria das empresas é favorável ao livre comércio

Maioria das empresas é favorável ao livre-comércio

Em tempos de guerra comercial mundo afora, as empresas brasileiras são favoráveis aos acordos de livre-comércio.

Pesquisa realizada pelo HSBC, em parceria com a Kantar TNS, mostra que 72% das companhias do País esperam fechar acordos relevantes para o sucesso dos negócios, acima da média global, de 52%.

O levantamento mostra, ainda, que 88% dos empresários brasileiros acreditam que o clima para o comércio internacional é positivo. Estados Unidos, Canadá e Argentina, que são os parceiros comerciais tradicionais do Brasil, são também os locais mais procurados pelas empresas nacionais para expansão fora do País, conforme a pesquisa do HSBC.

Daqueles que estão pensando em aumentar os negócios internacionalmente, 33% pensam nos Estados Unidos, 18% no Canadá e 16% na Argentina.

» De chegada. O Brasil, representado pela Previc, o regulador dos fundos de pensão, foi eleito membro do Comitê Executivo da Organização Internacional dos Supervisores dos Fundos de Pensão (IOPS, na sigla em inglês), para o intervalo entre 2019 e 2020. A eleição está alinhada ao processo de adesão do País à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

» Aperfeiçoamento. A Previc, que na gestão de Fabio Coelho tem se debruçado no aperfeiçoamento do arcabouço regulatório do setor, contribuirá para a execução do planejamento estratégico da IOPS, aprovação de alterações orçamentárias, deliberação sobre assuntos da assembleia geral, supervisão do trabalho da instituição, dentre outras atividades.

A IOPS é uma organização internacional que representa os supervisores de fundos de pensão, com sede em Paris e composta por 86 países-membros.

montadora
bottom of page