Tags

4° Revolução industrial exige inovação continua no curso de engenharia mecatrônica

Seja bem-vindo à era da 4ª Revolução Industrial! Uma mudança que vem se consolidando nos últimos anos com a inserção de sistemas ciberfísicos no ambiente fabril. Neste novo momento, a tendência é a automatização total das indústrias e a integração da cadeia produtiva. Dessa forma, fábricas, clientes e fornecedores trocam informações o tempo todo e podem tomar decisões descentralizadas, gerando vantagem competitiva.

Se, por um lado, muitas funções rotineiras serão automatizadas ou trocadas por softwares dotados de inteligência artificial, por outro, várias oportunidades começam a surgir. De olho nas habilidades que serão exigidas, o curso de Engenharia Mecatrônica da PUCPR prepara os estudantes para esse novo mercado.

De acordo com o coordenador do curso, Ricardo Alexandre Diogo, a Internet das Coisas tende a estar cada vez mais presente em nosso dia a dia: nos meios de transporte, nos eletrodomésticos, nas lojas de conveniência, nas roupas e em vários produtos que irão conter sensores inteligentes e dotados de aprendizagem para entender como os consumidores se comportam. "Serão exigidos dos profissionais da área, conhecimentos em Arquitetura de Redes, Análise de Dados (Big Data), Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, Realidades Virtual, Aumentada e Mista, Controle Embarcado, Cloud Computing, entre outros. Nós preparamos nossos estudantes para que tenham essa visão global dos assuntos”, afirma.

Segundo o especialista, o curso de Engenharia Mecatrônica da PUCPR foi reformulado recentemente para fornecer as competências de base, profissionais e específicas que atendem as demandas atuais e futuras do mercado. “Os estudantes são estimulados a desenvolver projetos desde o 1º período, atuando em equipes multidisciplinares, assim como acontece no mercado de trabalho”, explica. "A nova matriz curricular oferece disciplinas que preparam os estudantes para a Indústria 4.0, tais como: Internet das Coisas, Robótica Colaborativa e Autônoma, Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina, Realidade Aumentada e Biônica”, completa.

A Universidade oferece ainda Parques de Laboratórios em constante atualização, equipados com plantas de processos industriais, robôs colaborativos, kits de prototipagem rápida, impressoras 3D e outros recursos presentes na Indústria 4.0.

“Tudo isso sob o olhar e o ensino de um corpo docente altamente qualificado e em constante atualização, não apenas sobre os temas da 4ª Revolução Industrial, mas também sobre as novas metodologias de aprendizagem que podem contribuir com o processo de formação dos estudantes”, acrescenta Ricardo.

Segundo o professor, além do conhecimento ampliado, a nova era exigirá dos profissionais muita proatividade, inovação e empreendedorismo. “Tudo o que a proposta do curso fornece aos estudantes”, finaliza.

 

Rua Geraldo Flausino Gomes, 42 - 5º andar | Brooklin Novo | São Paulo - SP 04575-060

Tel. (11) 5102-5656 | abrahy@abrahy.com.br

©2018 ABRAHY. criado pela TR2 Art + Design