Apple revela estar criando recurso para detectar acidentes de carro pelo iPhone


[Fonte: Defesa]

A Apple está desenvolvendo um novo recurso, tanto para o iPhone quanto para seu relógio digital, o Apple Watch. Segundo a empresa, este novo recurso será capaz de detectar se seu usuário sofreu um acidente de carro e, em caso positivo, ele automaticamente ligará para os serviços de emergência, em busca de ajuda.

De acordo com a notícia sobre o novo recurso, a qual foi publicada pelo Wall Street Journal, esta nova função aparentemente será lançada ainda em 2022, entretanto, a empresa não confirmou uma data oficial para seu lançamento. É provável que o novo recurso seja uma das novidades anunciadas durante a divulgação da próxima versão dos sistemas operacionais do iPhone e do Apple Watch, que serão, respectivamente, o iOS 16 e o watchOS 9.

Embora o recurso pareça uma grande inovação, já existem aplicativos criados por algumas montadoras de veículos, como o OnStar, da General Motors, o Starlink, da Subaru e o Uconnect, da Fiat, que são capazes de ligar para o 911, o número de emergência dos Estados Unidos, tendo em vista que o recurso apenas está disponível em território americano até o momento.

Neste caso, os aplicativos desenvolvidos pelas montadoras apenas acionam a emergência quando o carro sofre algum acidente, no entanto, é necessário que o veículo esteja conectado ao app.

Como nem todo carro oferece o recurso de se conectar ao celular de seus usuários, o novo sistema da Apple parece bastante promissor e pode realmente salvar a vida de donos de iPhones e de Apple Watches que tiverem sofrido acidentes na cidade ou na estrada.

O recurso de detecção de acidentes de carro da Apple, em tese, funcionará medindo um grande salto da gravidade, que é causado pela força resultante do impacto.

Uma das filiais da Apple já testou o recurso no ano passado, segundo o Wall Street Journal, um experimento através do qual coletou dados anônimos de usuários do iPhone e do Apple Watch.

O recurso é bastante semelhante à função de detectar quedas que atualmente está presente no Apple Watch. Neste caso, o relógio inteligente da Apple é capaz de detectar se a pessoa sofreu uma queda e, em seguida, aciona os serviços de emergência para que o socorro chegue rapidamente.