top of page

Ar-Condicionado e calor: como extrair o máximo de resfriamento no carro

Resfrie sua jornada no carro com dicas essenciais para tornar o ar-condicionado mais eficiente nos dias de maior calor e clima abafado


Fonte: Jornal do Carro


Neste início da primavera, as temperaturas estão superando facilmente os 30ºC. Isso mesmo em cidades como São Paulo, onde o calor não é tão forte nesta época do ano. Aliás, ficou tão quente que o ar-condicionado de muitos carros parece não dar conta. Pois o Jornal do Carro traz algumas dicas para melhorar a eficiência da refrigeração. E garantir, dessa forma, o máximo resfriamento da cabine no trânsito.


1. Uso Regular do Ar-Condicionado

Mesmo em dias mais amenos, é essencial ligar o ar-condicionado para manter a lubrificação. Bem como o funcionamento dos componentes. O uso constante ajuda a garantir a circulação do gás do ar-condicionado, e resulta em um resfriamento mais rápido.


2. Importância do filtro de cabine

O filtro de cabine é um componente crucial para o desempenho do ar-condicionado. Substitua-o conforme as recomendações do fabricante no manual do carro. Um filtro em boas condições contribui para a qualidade do ar na cabine, bem como bloqueia odores e retém poluentes.


3. Estratégias para um resfriamento eficiente

Quando o interior do carro estiver bem quente, ligue o ar-condicionado e, então, abra as janelas por alguns minutos. Isso vai permitir a troca de ar. Em seguida, feche as janelas. Outra dica é utilizar a função de recirculação. Esta mantém as entradas de ar fechadas. Dessa forma, bloqueia a poeira e fumaça externas. Assim como contribui para o resfriamento mais rápido da cabine.


4. Cuidado com a recirculação

Entretanto, lembre-se de que a recirculação pode diminuir a durabilidade do filtro do ar-condicionado. E criar um ambiente com ar "viciado". Por isso, utilize-a com parcimônia. Assim, vai renovar o ar da cabine com frequência. O acúmulo de dióxido de carbono pode reduzir o nível de oxigênio no ambiente e, então, causar desconforto. Além disso, o ar pobre de oxigênio também aumenta o risco de transmissão de doenças.


5. Ar-condicionado é um item de segurança

O funcionamento correto do ar-condicionado é vital para evitar o embaçamento dos vidros em dias mais quentes. Isso melhora sensivelmente a visibilidade do motorista. Portanto, certifique-se de que o sistema está em bom estado de funcionamento. Afinal, isso também contribui para a sua maior capacidade de resfriamento em dias quentes.


6. Atenção ao sistema Start/Stop

Carros mais modernos trazem de fábrica o sistema Start/Stop. Este basicamente desliga o motor do veículo em determinadas situações para poupar combustível. O problema é que a maioria dos sistemas de ar-condicionado utiliza compressor mecânico. Ou seja, é necessário que o motor do carro esteja ligado. Por isso, nos dias de temperatura mais alta, é bom desligar o Start/Stop.


Ao seguir essas dicas e manter o sistema de ar-condicionado sob cuidado, o carro estará apto a enfrentar ondas de calor. E servirá de refúgio nos dias quentes.




Comments


montadora
bottom of page