Ascensão dos carros elétricos impulsiona novas modalidades de seguros

Soluções como garantia estendida e recarga de emergência são ferramentas para elevar a confiança do consumidor na tecnologia


O crescimento da frota de veículos elétricos no mundo e no Brasil tem impulsionado modelos de negócio que vão além da venda de veículos, como o desenvolvimento do mercado de eletropostos e o mercado de seguros automotivos, com produtos exclusivos para carros elétricos e híbridos.


Existem pelo menos dois tipos de produtos. O seguro de casco oferece proteção contra roubos, acidentes, danos a terceiros e assistência 24 horas – com foco nos elétricos. Algumas seguradoras contam com suporte adequado para recarga do motor a energia, em caso de emergências. A nova opção é a garantia estendida para veículos com a tecnologia, uma proteção para as peças de fábrica, com exceção dos itens que tem desgaste natural (como o motor movido à bateria, com vida útil de 10 anos).

MERCADO EM ASCENSÃO



O mercado de seguros para carros híbridos e elétricos ainda é novo, mas tem grande potencial, acompanhando a tendência de evolução do próprio mercado de carros com a propulsão alternativa. Segundo a Associação Brasileira de Carros Elétricos (ABVE) foram vendidos quase 20 mil veículos movidos à bateria no ano passado. Com o aumento da frota, há também aumento da procura por produtos relacionados.

“O consumidor dos carros elétricos tem quase o dobro da intenção de comprar o seguro veicular. É o perfil desse consumidor: pessoas com maior poder aquisitivo e que estão habituadas a investir em seguros para diversos bens”, afirma Fabiano Telatin, diretor automotivo da Assurant, especializada em produtos e serviços de proteção de bens e automóveis.



A empresa está trazendo para o Brasil a garantia estendida para veículos elétricos e híbridos. No último ano, a Assurant vendeu em torno de 4 mil seguros. Segundo a marca, a garantia estendida oferece maior conservação ao carro e garante peças originais com mão de obra qualificada para o conserto. Um estudo feito pela a Assurant em parceria com uma empresa de táxis no Reino Unido, identificou que a maior frequência de reparos em veículos à bateria é nos itens de suspensão, transmissão e eletroeletrônicos, como sensores e sistemas de direção automatizada. “Os veículos híbridos e elétricos ainda são novos no mercado e por isso os consumidores ainda têm dúvidas na hora da compra, principalmente com itens relacionados à manutenção, se vão encontrar as peças, se são mais caras que o veículo à combustão”, afirma Telatin. “A garantia estendida tira essa preocupação. Ter as peças originais e a mão de obra especializada para valorizar o veículo fica garantido ao consumidor.”

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