Bateria que carrega 160 km em 5 minutos será lançada em 2024


[Fonte: Insideev’s]

Empresa israelense anuncia que este será apenas o primeiro modelo de uma linha de baterias de alto desempenho

A empresa israelense StoreDot confirmou que em breve colocará no mercado uma bateria de carregamento “mais do que ultrarrápido”, que em apenas 5 minutos será capaz de adicionar cerca de 160 km de autonomia. De acordo com o comunicado, a produção em escala industrial dessas células mais eficientes terá início em 2024. Mas esse tipo de bateria será apenas o primeiro de uma série de acumuladores que a empresa está trabalhando e que serão caracterizados por um desempenho ainda maior, ou seja, tempos de recarga ainda mais curtos. Carregamento rápido extremo “Graças às nossas células XFC (Extreme Fast Charging) com uma alta porcentagem de silício poderemos colocar no mercado em 2024 as baterias 100in5 (sigla que indica 160 milhas – ou 160 km – em 5 minutos). Mas essa família de acumuladores contará com três produtos que serão lançados entre agora e 2032. Em 2028 será a vez das células 100in3 e em 2032 será a vez das células 100in2”.

  • 2024: 100in5, células capazes de recarregar em 5 minutos a quantidade de energia necessária para viajar 100 milhas ou 160 km

  • 2028: 100in3, células capazes de recarregar em 3 minutos a quantidade de energia necessária para viajar 100 milhas ou 160 km

  • 2032: 100in2, células capazes de recarregar em 2 minutos a quantidade de energia necessária para viajar 100 milhas ou 160 km

Dois formatos disponíveis A StoreDot, que também funciona com uma tecnologia de bateria específica capaz de auto-reparação, diz que suas células XFC estarão disponíveis nos formatos pack ou bolsa e também cilíndrico, que deve ser inspirada na famosa Tesla 4680. A empresa israelense já havia divulgado no final de 2021 ter produzido uma célula cilíndrica desse tipo. “As células 100in5 já foram testadas no mundo real por várias montadoras”, disse StoreDot, que não divulgou os nomes dos fabricantes com quem está iniciando testes de campo. Doron Myersdorf, CEO da empresa, disse: “É absolutamente crucial fornecer aos fabricantes automotivos um roteiro claro, realista e sem exageros na introdução de nossas tecnologias de bateria de carregamento rápido. Após o desenvolvimento intensivo de nossas fórmulas químicas predominantemente de silício, estaremos prontos para a produção em série até 2024, oferecendo um produto revolucionário que superará o principal obstáculo para a adoção generalizada de veículos elétricos: tempos de carregamento e ansiedade de alcance.”