top of page

Carros elétricos têm revisão mais barata que opções a combustão


A revisão do Bolt EV é inferior ao do Onix

Com menos componentes mecânicos que os modelos a combustão, os carros elétricos têm um custo de revisão mais barato.

A GM, montadora que prepara uma investida elétrica no Brasil (com o Bolt EUV, Blazer EV e o Equinox EV), divulgou alguns dados e comparações com os modelos a combustão comercializados atualmente e evidenciando a diferença.

O custo total das revisões programadas até 50.000 quilômetros do Bolt EV, por exemplo, é aproximadamente 20% inferior ao do Onix 1.0 MT, atual carro de entrada da Chevrolet.

Na comparação com outros modelos premium do mercado, seja a combustão ou híbridos, esse percentual de economia, no mínimo, dobra.

Manutenções específicas

“Um carro elétrico não tem troca de óleo, correias, velas ou filtro de ar do motor ou de combustível, por exemplo. Tudo isso reduz também o tempo de mão de obra do mecânico. Mas como quase tudo é eletroeletrônico num EV, a oficina precisa ter ferramental e procedimentos específicos, assim como profissionais devidamente capacitados, para lidar com o sistema de alta tensão com segurança”, explica Adalberto Casalecchi, gerente de serviços para a rede de concessionárias Chevrolet, em nota divulgada. Os carros elétricos possuem algumas manutenções próprias, como a troca do líquido de arrefecimento que refrigera as baterias.

No entanto, a necessidade de visitas com intervalos programados à oficina não muda em relação aos demais tipos de automóveis “porque mantém-se checagens de itens de desgaste comuns, como sistemas de freios, suspensão e direção”.

A Chevrolet possui quase 80 oficinas habilitadas a dar assistência a EVs em diferentes pontos do território nacional, entre mais de 550 pontos de vendas espalhados pelo Brasil.

Comments


montadora
bottom of page