Carros mais vendidos de setembro: SUV próximos do topo

O ranking dos carros mais vendidos de setembro trouxe mais SUV e picapes para as posições mais altas, enquanto carros compactos vendem cada vez menos

Com a suspensão da produção na fábrica da Fiat em Betim, a lista de carros mais vendidos do Brasil mudou seu padrão de ter o Argo, o Mobi ou a Strada no topo. O mesmo vale para o mercado de comerciais leves, onde a picape compacta da Fiat não liderou.


SUV médios e picapes continuam com as vendas em alta, enquanto carros compactos perdem espaço. Os hatches e sedãs pequenos que mantém boas vendas são justamente os populares em frotas de empresas e locadoras.


Os carros mais vendidos de setembro


O Hyundai HB20 foi o mais vendido do Brasil (Foto: Hyundai | Divulgação)


O líder do mês foi o Hyundai HB20, que passou o ano perto do topo e até conseguiu algumas lideranças durante o ano. A verdadeira surpresa ficou para as posições seguintes: O Jeep Compass em segundo e o Volkswagen T-Cross em terceiro.


A Chevrolet está voltando ao ritmo perdido com a paralização da produção do Onix, seu hatchback foi o oitavo mais vendido de setembro. Atrás do Onix está seu irmão Tracker e logo após o SUV está o Onix Plus.


O Toyota Corolla Cross aumentou sua vantagem em vendas em comparação ao Corolla sedã. Alguns veteranos que estão perto de sair de linha, como o Volkswagen Fox e o Honda Civic não fazem feio.


Os comerciais leves mais vendidos de setembro




A Fiat Toro roubou o reinado de sua irmã menor (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)


Nessa categoria a eterna líder Strada caiu para a segunda colocação, o que deixou a Toro como comercial leve mais vendido. Quando analisado junto do ranking de carros de passeio, a Toro ficaria na segunda colocação geral, com uma diferença pequena para o Jeep Compass.


A Toyota Hilux continua em terceira, com vendas fortes que a colocaria no top 10 geral. A única picape média a vender menos de 1.000 unidades em setembro foi a Volkswagen Amarok.


Dentre as vans, a Renault Master continua sendo a mais vendida do Brasil. Atrás dela vem o furgão médio Peugeot Expert e seu irmão Citroen Jumpy. O VUC mais vendido continua sendo o Hyundai HR, seguido de perto pelo Volkswagen Delivery Express.


Participação de mercado por marcas



Mesmo com problemas na produção, a Fiat ainda é a marca que mais vende carros (Foto: Fiat | Divulgação)

No mercado de carros de passeio a Volkswagen ainda lidera, graças a sua gama diversa que mantém vendas constantes. A Fiat ficou atrás da Hyundai devido à paralização em sua principal fábrica.


No ranking geral, que mostramos na tabela abaixo, a Fiat fica em primeiro. A Volkswagen continua seguindo de perto, com Chevrolet e Hyundai atrás. No mercado de marcas premium a BMW lidera, seguida pela Volvo.