Cenário econômico impulsiona carros por assinatura, avalia CEO


[Fonte: Garagem 360]

O aluguel de carros é uma prática bastante comum. Ele é útil para quem precisa de um carro por um certo período. Mas você já ouviu falar de carros por assinatura? Este serviço vem crescendo bastante no Brasil. E este aumento na procura pode estar acontecendo por conta do economia e do mercado. Veja mais!


Hoje, várias marcas oferecem serviços de carros por assinatura (Foto: Pixabay.com)

Veja o que um especialista diz sobre o crescimento dos serviços de carros por assinatura


Esta solução de mobilidade não chega a ser uma novidade. Mas nos últimos tempos, a procura e a oferta cresceram. Hoje, várias marcas e empresas de aluguel oferecem planos. E seu funcionamento é um pouco parecido com um aluguel tradicional.

Você poderá escolher o veículo, o tempo do contrato (entre 1 e 3 anos) e a franquia de quilometragem. Sem falar que as parcelas são fixas e que existem pacotes extras. Ter um carro por assinatura vem se tornando bastante útil. Ainda mais para quem não liga tanto para ter a posse de um carro, mas precisa de algo para se locomover.

Ou aquela pessoa que não quer comprar um carro 0km por meio de financiamento. Sem falar que a pessoa pode ter algumas vantagens interessantes. Além disso, ela também terá a oportunidade de sempre ter um carro novo. Mas o que pode estar ligado a este crescimento?


Foto: Pixabay.com

De acordo com o CEO da For You Fleet, André Campos, o aumento no uso de serviços de carros por assinatura pode estar ligado aos valores investidos no carro e no valor necessário se manter um carro. A desvalorização que o carro sofre é um exemplo.

“Uma das questões importantes após a compra de um carro zero quilômetro é a desvalorização que o produto sofre assim que é retirado da loja. Por exemplo, se você comprou um Fiat Toro Freedom em 2018, deve ter pago cerca de R$ 100 mil pelo automóvel.”Ao deixar a concessionária, a desvalorização sofrida girou entre 10% e 20%.

Passados dois anos, o valor do automóvel voltou a reduzir cerca de 30%, segundo estudo da consultoria Kelly Blue Book, especializada em precificação no mercado automotivo. Isso quer dizer que quase um terço do seu investimento na aquisição de um bem se perde em apenas dois anos”, disse Campos.

Ele também fala nas facilidades e serviços que estão incluídos nos contratos. Em alguns casos, os clientes não precisam pagar IPVA, seguro, licenciamento e manutenção. “É possível ter ainda mais vantagem quando o contrato oferece flexibilidade quanto ao acordo de quilometragem, em uma verdadeira relação de ganha-ganha”, completa o CEO.


Marcas que oferecem planos no Brasil


Foto: Divulgação/Fiat


Como foi dito acima, algumas montadoras oferecem planos de carro por assinatura. E você pode contratar na concessionária ou, até mesmo, pela internet. O Flua! é um deles. Este é o serviço de carros por assinatura da Fiat e da Jeep. Ela oferece planos para diversos carros das marcas.

Destaque para o 500e, cuja mensalidade pode começar em R$ 6.699 (preço em São Paulo-SP). Um outro bom exemplo é o Renault On Demand. Aqui você poderá alugar diversos veículos. Entre eles o novo Kwid, a Master e o Zoe.



Renault Kiwd (Foto: Divulgação/Renault

Ainda podemos destacar o MIT Assinatura (Mitsubishi), o VW Sign and Drive (Volkswagen), Kinto One Personal (Toyota) e entre outros. E você pode alugar carros premium também. A Audi, por exemplo, oferece o programa Luxury Signature.