Emplacamentos crescem no 1º trimestre, mas cenário nos caminhões preocupa
- Automotive Business
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Alta de 7,2% no volume de licenciamentos no período contrasta com queda nos caminhões
Fonte: Automotive Business
A quantidade de emplacamentos no primeiro trimestre de 2025 subiu 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 557,1 mil unidades emplacadas de janeiro a março de 2025, ante 514,6 mil veículos licenciados nos três primeiros meses de 2024.
Os resultados foram divulgados pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta terça-feira (8).
A entidade afirmou que a alta procura na modalidade de venda direta (especialmente por parte das locadoras de veículos) e o crescimento nas vendas de carros importados tiveram participações importantes na alta dos emplacamentos.
Marcio também apontou que a média diária de emplacamentos vem apresentando um “crescimento constante” desde 2023 e está dentro das expectativas da Anfavea.
“A média diária de emplacamentos tem superado 10 mil unidades, o que é muito importante e está em linha com o que a Anfavea havia projetado para 2025”.
Queda no acumulado de caminhões acende sinal amarelo
O atual vice-presidente e futuro presidente executivo da Anfavea, Igor Calvet, comentou sobre o volume de licenciamentos de pesados no trimestre.
O executivo classificou o aumento de 4,8% nos emplacamentos de caminhões como “razoável”. Igor afirmou que o volume “está dentro da média que vem acontecendo nos últimos anos”.
No entanto, houve queda de 5,2% em março de 2025, quando comparado com o resultado obtido exatamente um ano antes, em março de 2024.
Nessa mesma linha, Calvet ressaltou que o segmento de caminhões pesados está apresentando tendência de queda.
“No resultado acumulado já existe declínio de 7%, o que acende uma luz amarela e talvez até vermelha até o fim do ano”, alertou.
Para Igor, a alta nos juros tem um impacto direto nesse declínio. Porém, não é a única razão para essa queda.
“O cenário de insegurança diante de fatores como o aumento nas tarifas decretado pelo (presidente dos EUA, Donald) Trump também influencia nessa tendência”.
Emplacamentos de ônibus cresceram no trimestre
A situação é bem diferente nos emplacamentos de ônibus. No primeiro trimestre de 2025, houve aumento de 4,1 mil para 5,5 mil unidades. Com isso, o aumento foi de quase 35%
“Esse crescimento ocorreu sobretudo pelo programa Caminho da Escola. Houve também alta nos ônibus urbanos, mas este foi proporcionalmente menor”, analisou Igor.
Financiamento caro e juros altos interferem nos emplacamentos
Marcio de Lima Leite criticou o alto custo de financiamento para compra de veículos por pessoas físicas.
Estamos falando de um custo de financiamento de 29,5%. É extremamente caro e irreal quando pensamos no que está acontecendo no mundo”.
O presidente da Anfavea também afirmou que “os juros altos impactam as vendas de caminhões e máquinas agrícolas”, apesar da safra recorde registrada no agronegócio.
“Esses setores poderiam estar crescendo muito mais”, ponderou.
Commentaires