Hyundai quer dobrar sua linha híbrida e lançar 21 elétricos até 2030
Fonte: Mobiauto
A Hyundai realizou nesta quarta-feira (28) seu 2024 CEO Investor Day, evento no qual revelou sua estratégia de mercado para os próximos anos. Dentre os anúncios, chamaram atenção os planos da montadora em dobrar sua linha híbrida, além de sua vontade de lançar 21 veículos elétricos até 2030.
Apesar da demanda mundial por elétricos ter diminuído nos últimos meses, com Ford e Chevrolet revendo seus planos de eletrificação, a Hyundai não parece preocupada. Isso porque a sul-coreana não mudou seus planos para veículos movidos a bateria.
O planejamento é de que, até 2030, a montadora venda cerca de 5,5 milhões automóveis anualmente, dentre os quais 2 milhões serão elétricos. A meta seria atingida a partir do lançamento de novos 21 elétricos, já mencionados, até o fim da década, desde modelos de baixo custo até o mais alto luxo.
Os sul-coreanos, inclusive, já trabalham no desenvolvimento de diferentes tipos de baterias para seus elétricos. Energizadores NCM e LPF focados em produtos mais populares estão sendo trabalhados, além de baterias NCM baseadas em desempenho. A marca prevê uma melhora de 20% no desempenho de seus elétricos até 2030.
Sobre os híbridos, já foi comentado que o objetivo é dobrar a linha, ao menos na América do Norte. Por lá, a Hyundai quer passar de 7 para 14 veículos híbridos em seu catálogo, em diferentes segmentos, pois vê uma demanda crescente na região por automóveis desse tipo.
A meta é produzir 690.000 híbridos só para América do Norte até 2030. Até 2028, a marca prevê alcançar 1,33 milhão de vendas anuais para esses veículos. Para isso, ela conta com a ajuda da Genesis, submarca de luxo da Hyundai que planeja apostar nos híbridos para o futuro.
Hyundai aposta em elétricos de autonomia estendida
Mesmo com seus ambiciosos planos para os elétricos, a Hyundai parece reconhecer a estabilidade desse mercado. Isso porque a montadora também anunciou o lançamento de EREVs (veículos elétricos de autonomia estendida) para os próximos anos.
O plano é vender mais de 80 mil EREVs na América do Norte e 30 mil na China, podendo aumentar de acordo com o mercado, a partir do início de seus lançamentos, planejados para acontecerem a partir do início de 2027. Inicialmente, esses modelos seriam SUVs tanto da Hyundai quanto da Genesis.
Aos que não sabem, os veículos elétricos de autonomia estendida funcionam quase como elétricos convencionais, porém possui um pequeno motor a combustão que atua como gerador. Veículos desse tipo são mais acessíveis, pois usam baterias menores, e têm maior alcance. Segundo a Hyundai, seus EREVs terão autonomia de mais de 900 km.
Comments