IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes

Com a valorização dos automóveis, valor do imposto pode pesar no bolso dos proprietários


Com a valorização dos carros em aproximadamente 30% neste ano, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 ficará mais caro proporcionalmente. Vale lembrar que as alíquotas nos Estados não mudaram – em São Paulo, por exemplo, é de 4%.


Outro detalhe do IPVA 2022 para os paulistas é que o tributo poderá ser pago em até cinco vezes no próximo ano, como anunciado pelo governador João Doria. Anteriormente, era possível quitar em até três vezes.

No entanto, mesmo assim, o valor do imposto pode pesar no bolso dos proprietários. Por isso, aplicativos disponibilizam o parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. É o caso do Zul+.

O custo da transação no aplicativo depende do valor do imposto. Após o pagamento, o IPVA fica regularizado em até dois dias úteis. Além disso, o proprietário poderá pagar no aplicativo com Pix ou até em cinco vezes, de acordo com a proposta do governo estadual.

“No parcelamento com o governo, o IPVA só vai ficar quitado ao final do pagamento. Já com o app, o motorista parcela em 12 vezes e o Zul+ vai quitar o tributo integralmente junto com a Secretaria da Fazenda. Assim, o IPVA vai estar regularizado”, explica Lucas Palma, diretor de conteúdo do Zul+.

IPVA Atrasado

Para quem está com o IPVA atrasado, o parcelamento em 12 vezes também é válido, desde que o tributo não tenha entrado em dívida ativa.

Passo a passo de como pagar: Para utilizar o Zul+, disponível em São Paulo, Santa Catarina e Paraná, o usuário deve: 1º – Baixar o aplicativo disponível para iOS e Android; 2º – Clicar no ícone de serviço do IPVA; 3º – Realizar um cadastro, com dados pessoais e do veículo; 4º – O app vai mostrar o valor do imposto, assim como as opções de pagamento.