top of page

Isenção de IPVA para carros elétricos e híbridos: quais estados têm


Fonte: Auto Papo


Muitos estados já promovem isenções totais ou parciais para os carros eletrificados, outros estão com projetos em andamento

A procura por carros elétricos e híbridos no Brasil estourou em 2023. A chegada do BYD Dolphin e do GWM Haval H6 colocou esses eletrificados no radar do consumidor. Eles trazem menor custo de propriedade, em alguns estados inclui redução no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até mesmo a isenção.


Atualmente, são oito estados e o Distrito Federal a dar esse benefício para os donos de veículos eletrificados. Alguns já estudam adotar a isenção de IPVA para carros elétricos, como é o caso da Bahia.


Durante a inauguração da fábrica da BYD em Camaçari (BA), o governo do estado anunciou o projeto de lei que regulamenta isso. Carros elétricos com valor até R$ 300 mil terão isenção no IPVA, veículos mais caros terão alíquota de 2,5% – a mesma dos outro carros à combustão.


No caso dos híbridos, os descontos não descriminam o tipo de sistema usado: híbridos leves, em série, paralelos ou plug-in gozarão dos benefícios da mesma forma. Confira a seguir se o seu estado dá desconto de IPVA para elétricos ou híbridos:

Estados com 100% de isenção do IPVA para elétricos e híbridos

  • Distrito Federal;

  • Paraná;

  • Rio Grande do Norte.

Todos esses estados dão a isenção para qualquer tipo de veículo eletrificado, isso inclui os 100% elétricos e todos os tipos de híbridos.

No Paraná, a isenção é válida até 31 de dezembro de 2023 e podem acontecer alterações.

Dois estados isentam o IPVA apenas para carros elétricos.

  • Maranhão;

  • Rio Grande do Sul.

Diferente de outros estados, esses dois concedem a isenção total do IPVA apenas para os carros elétricos. Os híbridos ficam de fora do benefício.

Estados com 50% de isenção do IPVA para elétricos e híbridos

  • Rio de Janeiros;

  • Mato Grosso do Sul.

Esses estados dão uma isenção parcial no IPVA para os carros elétricos e híbridos.

Ceará

O Estado do Ceará tem alíquota reduzida e hoje cobra 1,5%.

São Paulo só dá benefício na capital

O estado de São Paulo ainda não possui uma política de incentivos aos carros elétricos e híbridos. Entretanto, sua capital não cobra sua parte no IPVA, o que responde a 50% do tributo.

Essa isenção no IPVA para carros elétricos e híbridos é limitada em 103 UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalente a cerca de R$ 3.500.


Uma vantagem na cidade de São Paulo, é que esses veículos não participam do rodízio.

Comments


montadora
bottom of page