top of page

Luz da injeção acesa ou piscando: descubra o significado e o que fazer


Luz de injeção — Foto: Divulgação

Fonte: AutoEsporte


Quem tem carro já sabe: é preciso ficar alerta aos sinais de problemas que, muitas vezes, aparecem no painel de instrumentos, bem à frente do motorista. As luzes normalmente seguem um padrão de cores, sendo as amarelas e vermelhas as mais graves. Existe uma, porém, que é a mais comum de acender: a luz da injeção. Amarela, pode tanto ficar acesa ininterruptamente como também ficar piscando. Isso depende do carro.


Para identificá-la, procure o manual de instruções do carro. Normalmente tem o formato de um motor e fica bem chamativa no painel enquanto ligada. Mas o que significa a luz da injeção acesa ou piscando?


Quando ela aparece, é um alerta de que existe algum problema no motor do carro, que é comandado pelo sistema de injeção eletrônica. Este equipamento já existe há muito tempo, desde que as fabricantes abandonaram o uso do carburador.

Portanto, quando alguma falha aparece, o sinal é enviado para a central eletrônica do carro, que faz com que a luz se acenda ou pisque, como na foto abaixo, por exemplo.



Luz da injeção é um alerta de que existe algum problema no motor do carro — Foto: Divulgação


Quais falhas a luz da injeção pode indicar?

Segundo Erwin Franieck, diretor do Instituto SAE4Mobility, as falhas podem ser diversas. “Pode ser uma falha elétrica nos conectores, pode ser uma deficiência de algum atuador ou sensor, que por testes de plausibilidade mostram que algo está errado e registra no sistema de diagnose códigos de falhas que podem ser interpretados pela oficina autorizada”, explica.


A falha também pode ser mau contato em sensores espalhados pelo carro, que vão desde a injeção até o sistema de escapamento, como a sonda lambda, equipamento que mede a mistura que sai pela exaustão do motor.

Comentários


montadora
bottom of page