top of page

Montadoras de automóveis retomam produção após férias

Caoa Montadora retorna em 2024 em dois turnos em Anápolis; General Motors retoma produção total na segunda-feira, 21


Fonte: Automotive Business


A produção de veículos no país foi retomada nesta semana na maioria das fábricas. Afora General Motors, as demais companhias já estão com as linhas ativas pelo menos desde 8 de janeiro.


As três fábricas da Volkswagen instaladas em São Paulo (São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté) estão em operação desde 15 de janeiro, todas em jornada de dois turnos.


A unidade de Taubaté, onde é produzido o hatch Polo Track, inclusive retomou as atividades com um quadro de funcionários maior -- cem trabalhadores foram integrados à unidade após processo de homologação. As contratações estavam previstas para acontecer desde novembro.


No caso da Stellantis, a produção foi retomada em sua totalidade em 11 de janeiro. A unidade de Goiana (PE) retorna aos trabalhos em três turnos. Betim (MG) retornou em 2 turnos e, Porto Real (RJ), 1 turno apenas.

A fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), por sua vez, voltou a produzir veículos de passeio em dois turnos na quinta-feira, 18, segundo informações da sua assessoria de imprensa. A área onde são produzidos veículos comerciais começou antes, em 8 de janeiro, em dois turnos.


Também em 8 de janeiro a Toyota retomou os trabalhos em suas três unidades em São Paulo. A unidade de Sorocaba voltou em três turnos, assim como a fábrica de motores de Porto Feliz. A unidade de Indaiatuba, por sua vez, opera em jornada de dois turnos.


A Honda também produz desde a primeira segunda-feira útil do mês. A produção das versões hatch e sedã do compacto City está sendo realizada em um turno apenas, segundo a montadora.


A Hyundai voltou a produzir em Piracicaba (SP) na segunda-feira, 15, em três turnos, assim como a Nissan, em Resende (RJ). No caso da montadora japonesa, a produção está em dois turnos.


A BMW está em operação em Araquari (SC) desde 11 de janeiro, em turno único.


Caoa aciona segundo turno em Anápolis


Já a Caoa Montadora retomou a produção em 2024 com novidade. A unidade de Anápolis (GO) voltou a produzir em dois turnos de trabalho, informou a companhia na sexta-feira, 19. Assim como a VW, a empresa também retorna com um quadro maior: foram incorporados 548 funcionários, totalizando um quadro de 3,2 mil trabalhadores.


Por fim, a produção da General Motors segue parcialmente ativa. A unidade de Gravataí (RS), onde é produzido o Chevrolet Onix, tem as linhas ativas desde segunda-feira, 15, operando em dois turnos.

Já as demais fábricas, São Caetano do Sul e São José dos Campos, voltarão a produzir na segunda-feira, 21, em dois turnos e um turno, respectivamente.

Comentarios


montadora
bottom of page