top of page

Nos carros, onde fica e como funciona o termômetro de temperatura externa?

Fonte: Notícias Automotivas (Eber do Carmo)


Nos carros modernos, quase sempre temos no painel uma indicação de qual temperatura está lá fora, mesmo que ali dentro você esteja a confortáveis 21 graus, graças ao ar-condicionado, seja ele analógico ou digital.


Mas onde será que fica este termômetro?


Lembrando de algo que aconteceu comigo lá por volta de 2008, quando tinha acabado de comprar um Vectra CD ano 1994, todo conservado, de um senhor que rodava muito pouco, notei logo de cara que o computador de bordo localizado no centro do painel não tinha informação de temperatura externa.


Fui verificar, e o sensor não estava lá, no lugar que devia, que era atrás do parachoque dianteiro.

Comprei um na concessionária local e tudo se resolveu, a temperatura aparecia no computador de bordo.


Passados cerca de 30 anos que esse Vectra CD foi fabricado, a maioria dos carros ainda conta com este sensor de temperatura (ou termômetro) atrás do parachoque dianteiro, pois a localização é uma das melhores possíveis para esta peça.


O local do sensor de temperatura externa na dianteira do carro foi bem pensado. Os engenheiros queriam evitar o calor do motor. Colocado perto do para-choque dianteiro, o sensor capta melhor a temperatura ambiente.


É claro que a temperatura indicada pode variar um pouco, graças a influências externas como calor muito forte, o que é refletido no asfalto, que fica ali perto desse sensor.


Isso é mais evidente quando o carro está parado no sol forte. Mas, ao se mover, o ar ajuda a equilibrar essas leituras.


Outra localização que pode ser usada para este termômetro é a parte interna dos retrovisores laterais, embora essa localização seja usada por uma quantidade menor de modelos.


E como funciona esse termômetro? Bem, geralmente, nos carros ele é do tipo bimetálico, com duas tiras de metais, que tem coeficiente de dilatação diferentes entre si.


Quando há o aquecimento ou resfriamento da temperatura ambiente, as tiras se distorcem conforme as leis da termodinâmica e acionam um ponteiro ou relógio digital no painel.


Perguntas frequentes


Onde fica localizado o termômetro de temperatura externa nos veículos?


Ele está na parte da frente dos carros. Fica perto do chão e do para-choque inferior. Isso ajuda a medir a temperatura do ambiente corretamente, sem o calor do motor afetar.


Como a localização estratégica do sensor de temperatura externa no veículo influencia suas leituras?

Estar na frente do carro, longe do motor, evita erros por causa do calor. Mas o calor do asfalto e a radiação podem alterar as leituras. Isso acontece mais quando o carro está no sol.


O sensor de temperatura externa pode apresentar variações de temperatura quando o veículo está estacionado?


Sim, ele pode mostrar temperaturas mais altas quando o carro pega sol. Pode ser até 10º Celsius a mais. Isso ocorre pelo asfalto quente e pelo calor do motor. Mas ao dirigir, essas leituras voltam ao normal.

Como o sensor de temperatura externa é utilizado em carros de luxo?


Nos carros mais caros, esse sensor ajuda em funções automáticas. Por exemplo, ele pode ajustar o teto solar para deixar o carro na temperatura ideal. Mostra como veículos de luxo usam tecnologia avançada para conforto.

コメント


montadora
bottom of page