top of page

Saiba como escolher a gasolina ideal para seu carro


Abastecer o carro parece fácil, mas o motorista deve saber qual tipo de gasolina é o ideal para que seu carro continue funcionando perfeitamente


Quando acende no painel do carro na parte do marcador de combustível, significa que está na hora de visitar o frentista. É comum neste momento, os motoristas terem a dúvida sobre qual é o melhor tipo de gasolina que deve abastecer seu veículo, se é a comum ou a aditivada. Desse modo, conheça neste tutorial as principais diferenças entre os dois tipos mais comuns desse combustível.

Tem muitas diferenças entre esses tipos de gasolina?


A resposta é sim. A gasolina comum não contém em sua fórmula aditivos. Ainda assim, tanto a comum quanto a aditiva, são criadas com mais de 50 elementos diferentes. Já a aditivada, além desses compostos, ainda tem em sua composição alguns aditivos, como o detergente, o qual ajuda na limpeza dos resíduos que são gerados pelo combustível e que ficam na parte interna do motor.


Vale ressaltar que ambas possuem a mesma taxa de octanagem, portanto são mais resistentes à detonação do combustível.


Qual o momento de abastecer o carro com um tipo ou o outro?


Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), caso o motorista trafegue cotidianamente em trechos com trânsito mais lento, como nas cidades, o recomendado é utilizar a gasolina aditivada. Agora, se o carro trafegar mais em estradas, o ideal é ser abastecido com gasolina comum, pois as velocidades serão mais altas nestes trechos.


É importante lembrar que mesmo sendo aditivado, o combustível não fornece maior potência ao veículo. Aliás, fazer a transição entre os tipos de gasolina, deve ser feito com cautela e gradualmente. Pois assim, o carro irá se acostumar com a gasolina diferente e não terá nenhum problema.

Gasolina aditivada rende mais?


Não. Os dois combustíveis oferecem o mesmo desempenho ao modelo. O que a fórmula da aditivada faz na parte mecânica do carro, é limpar todas as partes do motor que acabam entrando em contato com o combustível. Já a gasolina comum, não oferece esse mesmo diferencial.


Posso somente usar gasolina aditivada no meu carro?


Caso seu modelo fora sempre abastecido com gasolina comum, realizar essa troca de forma brusca pode trazer problemas. Pois, como a aditivada faz a limpeza do motor, ela pode tirar partículas que ajudavam no funcionamento correto do propulsor. Se o motorista optar por tentar utilizar esse combustível, o recomendado é abastecer o automóvel com uma mistura entre as gasolinas. Dessa forma, toda a mecânica pode se adaptar gradualmente.


Comments


montadora
bottom of page