Salão do Automóvel 2022 está confirmado; saiba tudo sobre volta do evento


[Fonte: Garagem 360]

Um dos principais eventos automotivos do Brasil está de volta. A realização do Salão do Automóvel de 2022 foi confirmada. Tradicionalmente realizado na cidade de São Paulo, o evento irá ser realizado entre os dias 6 e 14 agosto. Ou seja, não será mais entre os meses de outubro e novembro. Além disso, o local também será alterado e seis marcas já confirmaram que estarão presentes.


Foto: Divulgação/Renault

Salão do Automóvel 2022 está confirmado

A informação foi divulgada pelo Automotive Business. De acordo com o site especializado, esta edição terá uma novidade importante: o evento será realizado no Autódromo de Interlagos. A Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa responsável pela organização do evento, fez uma reserva do autódromo entre os dias 2 e 15 de agosto. O Salão do Automóvel volta a acontecer após quase quatro anos.



EcoSport Salão do Automóvel 2002 (Foto: Divulgação/Ford)

O que eu posso esperar do Salão do Automóvel 2022?

Você deve estar se perguntando… A expectativa é que o evento tenha um novo formato. O Automotive Business conta que a ideia é que este evento seja algo familiar e com experiências à céu aberto. Uma destas experiências seria a realização de test-drive. Além disso, os paddocks seriam usados para as marcas abrirem seus estandes.

Salão do Automóvel

O evento está no calendário de eventos da capital paulista desde o ano de 1960. Nos primeiros anos, ele foi realizado no Parque do Ibirapuera. Depois, em 1970, ele começou a ser realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, localizado Zona Norte da cidade. O último salão realizado lá foi em 2014. Nas últimas duas edições, ele aconteceu no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, localizado na Zona Sul.



Foto: Divulgação/BMW


Vale ressaltar quem 2020 ele não aconteceu. O Salão do Automóvel é um momento único para conhecer os carros a venda (ou não) no mercado nacional. Em todas as edições, milhares de fãs de carros e famílias aproveitam para ir ao local. No último salão, em 2018, 750 mil pessoas marcaram presença no evento. Um aumento de 4,5% com relação a edição de 2016.

Marcas presentes no evento

Foto: Divulgação/Chevrolet


O Salão do Automóvel se torna também uma ótima oportunidade para as montadoras. O evento já foi palco de diversas novidades importantes. Sem falar que é uma ótima chance do cliente ter um contato mais próximo com o carro. Para o Salão do Automóvel de 2022, seis marcas já foram confirmadas. De acordo com o Automotive Business, a BMW seria uma delas. Já Renault e Volkswagen estariam negociando.


Ainda não tem uma data certa para anúncio oficial das datas do evento, das marcas presentes e dos patrocinadores. Isso deve acontecer nos próximos meses. Um ponto que precisa ser levado em consideração é que existe um custo operacional gasto por parte das montadoras. Aliás, este altos custos foram um dos motivos citados por algumas montadoras nos momentos antes do salão de 2020, que acabou não acontecendo.


Na época, a Anfavea disse que se somar todos os custos das montadoras no salão, o valor chega a R$ 300 milhões. Bom, agora só nos resta esperar pelos próximos capítulos.