top of page

Customização de cursos de aperfeiçoamento é tendência nas indústrias

Não é só o processo fabril que tem mudado com a revolução tecnológica. O currículo profissional agora é diferente e coloca lado a lado o conhecimento técnico e as novas competências: empreendedorismo, inteligência emocional e capacidade para inovação. De olho nessa mudança, o Sistema Fiep deu mais um passo rumo à inovação na educação profissional. Em abril, lançou o Senai Flex, uma plataforma online para customização de cursos. Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional da instituição, conta que a novidade já está no ar: “ofertamos diversos cursos de aperfeiçoamento para profissionais que querem aprimorar uma atividade ou buscar novas funções. Nosso foco é na indústria, então as qualificações podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada negócio”.

Processo de escolha online

Além de ampliar as possibilidades para os trabalhadores, o Senai Flex otimiza um recurso precioso para as empresas: o tempo. “Hoje, nossa equipe comercial vai até a indústria para entender sua necessidade. Isso ficou mais simples por meio da nova ferramenta, já que a própria empresa pode realizar quantas simulações quiser para customizar seus cursos. Oferecemos todo o atendimento e orientações”, diz Vanessa.

A plataforma permite atender às demandas de negócio de forma ágil, eficiente e totalmente direcionada. Para Marcio Bonatto Guimarães, coordenador de treinamento da Copel, o processo de contratação dos cursos fica mais eficiente. “Conhecemos a plataforma e percebemos que ela gera agilidade em todo o processo de qualificação dos nossos profissionais. Podemos montar os cursos de acordo com a nossa necessidade e verificar na hora qual será o investimento”. O processo descrito por Marcio conta com o suporte do Sistema Fiep.

Ferramenta para desenvolvimento industrial

A indústria paranaense vem colhendo os resultados dos investimentos em tecnologia, qualificação e inovação. No primeiro trimestre de 2019, destacou-se no ranking nacional de produção industrial, com crescimento de 7,8%, segundo o IBGE. A gerente de Educação Profissional acredita que o desenvolvimento profissional dos colaboradores é essencial para manter o ritmo. “As instituições do Sistema Fiep trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial do Paraná. Uma indústria com alta produtividade e profissionais capacitados mantém-se ativa e competitiva no mercado”, diz.

Além da capacitação, os cursos do Senai Flex contam com módulos adaptados para trabalhar as soft skills dos profissionais. Comunicação, inteligência emocional e habilidade de negociação são alguns dos traços comportamentais que têm feito a diferença na ascensão profissional. Dentro da indústria, são esses traços que caracterizam profissionais com aptidão para liderança, empreendedorismo e inovação.

Para Vanessa Frason, combinar a qualificação com o desenvolvimento de novas habilidades é a base da produtividade e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável. “Profissionais satisfeitos com a empresa onde trabalham são a base de um ótimo desempenho. É muito importante pensar em ações para melhorar o ambiente e os processos da indústria, a oferta de produtos e serviços e a qualidade na gestão”, conclui.

montadora
bottom of page