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Concessionárias procuram se adaptar a uma nova realidade

Com o advento dos veículos eletrificados no Brasil, as concessionárias, um dos principais alicerces da cadeia automotiva do País, estão precisando passar por uma adequação importante para atender os consumidores interessados na compra desse tipo de carro, que, no ano passado, respondeu por 1% das vendas de automóveis. As mudanças se apoiam em três pilares: treinamento para qualificar os times de venda e pós-venda, investimento em tecnologias e no ferramental necessários para mexer nos motores elétricos na hora da manutenção e adaptações nas instalações. Confira, a seguir, como as autorizadas de algumas marcas vêm se preparando para atender os clientes nessa nova realidade da eletrificação dos automóveis.


Um dos motivos dessa transformação é que o uso do carro elétrico é muito diferente do modelo com motor a combustão. "Ele está mais próximo do telefone celular que propriamente do automóvel", afirma Rodolfo Possuelo, diretor de vendas da Nissan. Por isso, as equipes que trabalham na área comercial e nas oficinas das concessionárias passam por treinamentos específicos.


CURSOS PRESENCIAIS E REMOTOS

O desafio das marcas é alcançar o melhor índice possível de qualidade em vendas e pós-vendas. A Nissan realiza cursos virtuais (de quatro horas) e presenciais (de oito horas), em seu centro de treinamento de Jundiaí (SP), sobre o mercado de carros elétricos e para os funcionários conhecerem os recursos existentes no Leaf, único carro elétrico da marca. Além disso, outro curso de uma semana é dado em parceria com o Senai. A qualificação inclui test drive para todos aproveitarem a tecnologia embarcada no carro. "Veículo elétrico é experimentação, e os técnicos das concessionárias precisam entender o conceito por trás dele, como torque imediato e nível de ruído zero", afirma Possuelo.


Veículo: O ESTADO DE S. PAULO Editoria: MOBILIDADE Tipo notícia: Matéria Data: 10/03/2021 Autor: Por Mário Sérgio Venditti

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