top of page

Hatchbacks mais vendidos em 2022: Hyundai HB20 é bicampeão; veja ranking


Fonte: (motor1uol)


Atrás dos SUVs pelo 2º ano consecutivo, o segmento de hatches encerrou 2022 com nova queda. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave e pela Abeifa, foram 556.668 veículos – somados os representantes das três categorias -, 0,7% a menos do que em 2021 (560.436). Na comparação com as 1.957.699 unidades do mercado como um todo, os hatches foram responsáveis por 28,4%.


Na categoria de entrada, a evolução das vendas dos dois principais modelos impulsionou uma alta de quase 8,5%. Com 72.759 unidades, seu melhor desempenho anual desde o lançamento em 2016, o Fiat Mobi abriu mais de 15 mil unidades de vantagem sobre o Renault Kwid (57.392) e liderou pelo 2º ano seguido. Estreante em 2022, o elétrico Caoa Chery iCar foi o preferido por 785 consumidores.


Já na faixa intermediária, a de maior volume, o Hyundai HB20 (96.255) repetiu a posição de honra de 2021 e foi pelo 2º ano seguido o veículo de passeio preferido dos brasileiros. Com crescimento de quase 16%, o Chevrolet Onix (85.252), líder entre 2015 e 2020, foi o 2º colocado. Em seu último ano no mercado, o veterano VW Gol completou o pódio com 72.606 emplacamentos registrados.


Vice em 2021, o Fiat Argo (64.016) perdeu 20,6 mil compradores nos últimos doze meses. Com reforço da motorização 1.0 e das vendas diretas, o Peugeot 208 (29.918) saltou da 9ª para a 5ª posição. O Toyota Yaris Hatch (26.614), que havia sido o 5º no ranking anterior, veio na sequência. Estreante no ano passado, o Honda City Hatch foi o nº 1 para 16.115 consumidores.


Com nova geração lançada no 2º semestre, o Citroën C3 (10.834) garantiu presença entre os dez primeiros à frente do Renault Sandero (10.673). Reestilizado apenas nos últimos meses do ano, o VW Polo (8.193) completou o top 10 com queda de quase 60%. Do 11º em diante, apenas o JAC E-JS1 (610) é comercializado oficialmente.


Entre os modelos mais caros, o Chevrolet Cruze Sport6 (1.399) chegou ao 6º ano seguido no topo, mas desta vez com vantagem menor em relação ao Mini (866), vice desde 2019. O Nissan Leaf, com 347 unidades, se manteve no pódio – os três primeiros colocados, vale ressaltar, tiveram desempenhos piores do que os registrados em 2021.


Sexto há um ano, o Fiat 500e (202) dividiu a 4ª colocação com o Renault Zoe (202) em seu 2º ano no mercado, garantindo três modelos elétricos no top 5. Melhor alemão da lista, o Audi A3 emplacou 161 unidades, apenas 4 a mais do que o BMW i3 (157). O Chevrolet Bolt, que no ano anterior havia emplacado 132 unidades, desta vez foi o nº 1 pata apenas 10 consumidores.


EM DEZEMBRO

Somados os modelos das três categorias, os hatches responderam por mais de 29% dos 202.176 automóveis e comerciais leves emplacados em dezembro. As 59.035 unidades representaram um crescimento de 23% frente ao mesmo período do ano anterior (47.974). Já em relação a novembro (61.538), houve uma retração de aproximadamente 4%.


Entre os modelos de entrada a evolução foi totalmente capitaneada pelo líder Fiat Mobi (7.258), um mês após registrar seu recorde de vendas. Em queda de 25%, o Renault Kwid (5.083) teve o seu desempenho mais fraco no semestre. Completando o pódio novamente, o elétrico Caoa Chery iCar (3) chegou ao seu nível mais baixo desde junho, quando começou a ser comercializado.


Após três meses seguidos no topo entre os modelos intermediários, o Hyundai HB20 (6.970) caiu para o terceiro lugar em seu momento mais fraco desde abril (6.502). Com isso, o Chevrolet Onix (9.511), mesmo em baixa na comparação com 2021, se aproveitou para assumir a posição de honra. Em seu último mês de produção, o VW Gol (9.166) ficou bem próximo do líder.


Vice em novembro, o Fiat Argo (6.737) desta vez foi o quarto colocado mesmo com uma evolução de quase 50% sobre o ano anterior. Com seu melhor desempenho desde fevereiro de 2014 (2.936), o Citroën C3 (3.271) garantiu presença entre os cinco primeiros. Acima das 2 mil unidades pela 11ª vez seguida, o Toyota Yaris (3.221) não tinha desempenho tão bom há exatos três anos (3.898).


Com cerca de 700 unidades a mais do que em novembro, o VW Polo (2.887) teve seu melhor momento comercial desde março de 2021 (3.075). Já o Peugeot 208 (1.787), quinto no ranking anterior, perdeu quase 60% de seus compradores nas últimas semanas. Atrás do Honda City Hatch (1.507), o Renault Sandero completou o top 10 com seu melhor resultado desde julho de 2021 (1.406).


Por fim, entre os modelos mais sofisticados o Mini Cooper (89) repetiu a liderança conquistada em novembro mesmo perdendo quase metade de seus compradores de 2021. Vice, o Chevrolet Cruze Sport6 (68) teve seu resultado mais fraco desde fevereiro (54). Terceiro, o BMW i3 (37) jamais havia vendido tanto em um único mês.

montadora
bottom of page