top of page

Os modelos mais vendidos de cada marca em fevereiro no Brasil


Entre as 20 marcas mais vendidas no mês, qual o nome que mais emplacou?

O mercado brasileiro já observa há algum tempo que as montadoras estão mudando onde focar suas vendas. Cada vez mais, modelos de maior valor agregado, principalmente SUVs, tomam o lugar de principais modelos em volumes de vendas. E isso é perceptível ao ver qual o modelo mais vendido de cada marca. Listamos os modelos mais vendidos de cada uma em fevereiro de 2023. As 20 marcas são as mais vendidas considerando automóveis e comerciais leves. Pela força das picapes em nosso mercado, não são raros os casos onde algum veículo dessa categoria seja o principal da marca, como na Fiat, Ford, Mitsubishi, Mercedes-Benz e Kia.

A Fiat tem a Strada como seu principal modelo, mas ainda consegue distribuir suas vendas entre outros modelos. A Chevrolet tem cerca de 1/3 das vendas no Onix, seu principal modelo há algum tempo, que ainda tem Tracker e Onix Plus. A Volkswagen, mesmo com Polo e Gol no catálogo, vende mais o SUV T-Cross – que chegou a ser o modelo mais vendido do Brasil durante a pandemia.

A Toyota tem uma briga entre Corolla Cross, Hilux e Corolla, com uma proporção bem dividida entre eles no total do mês. A Jeep, com três modelos, emplaca mais Compass que Renegade, um modelo mais barato. O mesmo aconteceu com o Creta, que emplacou mais que o HB20 e HB20S, sendo que o SUV representou mais que metade das vendas da empresa.

O Renault Kwid é o mais vendido da marca e foge da teoria que o mais barato não é o que mais vende. Já na Nissan, o Kicks domina o catálogo, que ainda tem Versa, Frontier e, nas próximas semanas, Sentra. Outra japonesa, a Honda vende mais o HR-V que os demais, mas a proporção não é tão grande diante do total. Já a Citroën, com o novo C3, é bem dependente do hatch na suas vendas no mês.

A Ford Ranger domina as vendas da marca. Sobre pouco para distribuir entre Mustang, Maverick, Bronco Sport, Territory, Transit e algumas poucas F-150. A Peugeot segue o mesmo, bem dependente do 208. A Caoa Chery emplacou mais Tiggo 8, nas versões combustão e híbrida PHEV, que os modelos mais baratos e montados no Brasil. A Mitsubishi, com a L200, segue a Ford, mas briga bastante com o Eclipse Cross no total.

Entre as premium, a BMW emplaca o 320i, nacional, como pouco menos da metade das vendas do mês. Na Ram, a maior picape, 3500, é a que mais emplaca, mesmo sendo a mais cara, e com surpreendentes 239 unidades a cerca de R$ 500 mil cada. Na Volvo, o híbrido PHEV XC60 leva a melhor, com o elétrico XC40 bem perto.

A Mercedes-Benz emplaca bastante Sprinter 315. No mês, o comercial vendeu mais que os demais modelos, como o Classe C. Na Audi, o Q5 emplacou mais que o Q3, mais barato, mas não tão dependente. Fechando a lista, a Kia precisa do K2500 para poder chegar a essa posição, já que os modelos de passeio vendem bem menos que o pequeno caminhão.




montadora
bottom of page