top of page

Quanto custa instalar ar-condicionado em um carro que não tem?


Fonte: Autoesporte


Ventinho gelado faz falta nos dias de calor? Confira como (e quanto custa) fazer a instalação da melhor forma


Dá para instalar ar-condicionado em um carro que não possui o item? A dúvida fica ainda mais latente com as altas temperaturas que atingem o Brasil durante a primavera e o verão. A boa notícia é que isso é possível, mas é um serviço meio chatinho...

O ar-condicionado automotivo é composto por cinco componentes principais: compressor, condensador, ventilador, válvula de pressão e reservatório. As peças podem ser adquiridas de forma avulsa, mas o ideal é que sejam as mesmas que equipam o veículo quando ele sai de fábrica com o equipamento.


“Existem kits paralelos no mercado que podem ser instalados em oficinas especializadas, mas a melhor opção é tentar encontrar os componentes de um modelo usado em boas condições”, diz o consultor técnico Rubens Venosa.


Ao adquirir as peças originais, o proprietário estará garantindo a compatibilidade de todo o sistema de ar-condicionado. Itens como conjunto do evaporador, chicote, condensador e mangueiras, por exemplo, dependem de encaixes e instalações elétricas.


Porém, mesmo utilizando as peças originais, o ar-condicionado ainda vai dever em desempenho na comparação com o mesmo veículo com o equipamento de série. Alguns problemas também podem surgir, como vazão de gás ou falhas no ventilador.


O preço também pode ficar salgado nas oficinas especializadas. Ao adquirir as peças originais, o valor total com a mão de obra chega a R$ 5 mil para carros de entrada. Vale lembrar que a instalação pode exigir que alguns componentes do motor sejam removidos, aumentando o preço do serviço.

montadora
bottom of page