top of page

Umicore vai ampliar produção de catalisadores no Brasil

Após atingir marca de 60 milhões de catalisadores no país, companhia vai expandir capacidade local em 30%

Fonte: Automotive Business


Após atingir a marca de 60 milhões de catalisadores produzidos nos 32 anos de Brasil, a Umicore vai aumentar a capacidade instalada na fábrica de Americana, no interior de São Paulo. O vice-presidente da unidade de catalisadores, Stephan Blumrich, disse à Automotive Business que atualmente a companhia pode produzir até 3,5 milhões de equipamentos anualmente.


“Em 2025, com a nova legislação de emissões, o Proconve-8, vamos aumentar a nossa capacidade de produção de catalisadores em 30%. Isso porque, em algumas tecnologias serão necessários dois equipamentos por veículos”, disse o executivo.


Segundo ele, os investimentos nesta expansão não serão expressivos, pois a melhora será nas ferramentas de excelência operacional. “É um aperfeiçoamento do equipamento que já existe e assim vamos eliminar cada gargalo é um trabalho minucioso da equipe para ganhar em eficiência”, afirmou Blumrich. “Acabamos de inaugurar há três meses um novo armazém para suportar este aumento de capacidade produtiva.”


Hoje, a unidade de Americana produz catalisadores para o fornecimento em montadoras instaladas no Brasil e para o mercado de reposição. Segundo o executivo, a Umicore atende, atualmente, 85% das fabricantes de veículos leves do país e detém uma participação de cerca de 80% em vendas do equipamento em lojas de autopeças.


Para pesados, operação dedicada


Para o segmento de veículos pesados, Blumrich disse que a companhia tem uma operação dedicada em Joinville, em Santa Catarina. O executivo não revelou a capacidade instalada nesta unidade.


“A conquista de novos clientes é um trabalho permanente. Mas, para atender as exigências do P8 as montadoras já sabem quem será o fornecedor. É um trabalho que tem que ser feito com antecedência para a equipe de engenharia desenvolver as aplicações”, ressaltou o executivo.


Motores de combustão por muito tempo no Brasil


Quanto à exportação, Blumrich afirmou que a unidade da companhia em Americana é dedicada ao mercado interno. As vendas externas representam cerca de 5% da produção e, segundo ele, são remessas para atender contratos exclusivos com clientes já consolidados. “Os desafios logísticos são muito grandes muito no Brasil.”


Para ele, como o país ainda conviverá por mais tempo com motores de combustão, o mercado de catalisadores tende a crescer bastante. “Há pesquisas que mostram que em 2035 somente 13% dos veículos no país serão elétricos. O Brasil definiu que o uso de biocombustíveis resolve o problema de aquecimento global da mesma forma que a utilização de motores elétricos. E isso é muito importante para nós. Neste contexto, estamos nos preparando para atender essa demanda contínua”, ressaltou o executivo.

montadora
bottom of page