Automotive Business
há 11 horas
Automotive Business
10 de fev.
Auto Indústria
9 de fev.
Tags
Modelos plug-in (BEV e PHEV) seguem liderando a maioria das vendas do segmento, com resultados expressivos
Fonte: Automotive Business
O ano de 2026 começou em ritmo forte nos emplacamentos de veículos eletrificados, com 23.706 unidades em janeiro. Os modelos alcançaram 15% das vendas totais de comerciais leves no mês (162.484 unidades), segundo o balanço mensal da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Em comparação com janeiro de 2025, o mês teve um crescimento de 88% nas vendas, reflexo da crescente demanda por novas tecnologias.
Em relação a dezembro, a queda foi de 30%, resultado considerado normal pela ABVE por motivos sazonais e por causa do desempenho excepcional do último mês do ano passado, que atingiu o maior patamar da história, com 33.905 emplacamentos.
Entre os eletrificados, os modelos plug-in (BEV e PHEV) seguem liderando as vendas, com 70% dos emplacamentos de eletrificados em janeiro.
São Paulo é o estado que mais se destacou nas vendas do mês, com quase 30% dos emplacamentos. Em seguida aparecem, respectivamente, o Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Carros puramente elétricos têm vendas expressivas
Os veículos plug-in (BEV e PHEV) emplacaram 16.649 unidades em janeiro, atingindo, pela primeira vez, 10% do market share.
Os modelos PHEV tiveram 8.399 unidades vendidas. Enquanto os modelos puramente elétricos somaram 8.250, crescimento de 123% em relação a janeiro do ano anterior.
Híbridos
Os veículos híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex) emplacaram 7.057 unidades, o que representa cerca de 30% do total de eletrificados do mês.
Só os HEV representam uma fatia de 15,2% do mercado de eletrificados, com 3.600 carros, crescimento de 133% sobre janeiro de 2025.
Os HEV Flex somam 3.457 unidades no mês, com 14,6% de participação, aumento excepcional de 467% em relação a janeiro de 2025.
“Os veículos eletrificados deixaram de ser um nicho para ocupar um espaço cada vez mais relevante no mercado automotivo brasileiro, sinalizando um ano que deve consolidar novos patamares de participação e volume para o setor”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
Pela classificação da ABVE, os veículos eletrificados incluem os modelos BEV, PHEV, HEV e HEV Flex.

Comentários