top of page

FPT completa 25 anos com foco em biocombustíveis

  • Auto Indústria
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Fonte: Auto Indústria


Fabricante de Sete Lagoas investe R$ 127 milhões em P&D de motores a etanol, gás natural e biometano


A operação foi iniciada em 25 de novembro de 2000 com a produção em Sete Lagoas, MG, de um motor leve 8140.


Em 2025, ao completar 25 anos, a FPT produz as famílias F1, NEF e S8000, que equipam veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção, além dos G-Drives utilizados em geração de energia.


Focada na adoção de metodologias avançadas de manufatura que combinam qualidade, segurança e melhoria contínua, a empresa investe no período de 2024 a 2028 total de R$ 127 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento com foco em novas tecnologias em biocombustíveis, como etanol, gás natural e biometano.


Em 25 anos, a fabricante mineira totalizou produção de 725 mil motores e “um papel decisivo na transição energética e na inovação industrial da América Latina”, conforme avaliação de Carlos Tavares, presidente da FPT para a região.


“Sete Lagoas é o coração da FPT na América Latina”, comenta o executivo. “Todas as conquistas até aqui nos enchem de orgulho, pois celebram o talento e o comprometimento das pessoas que há 25 anos impulsionam eficiência, inovação e sustentabilidade na nossa operação”.


Desde sua inauguração, como Iveco Motores, a fábrica de Minas Gerais investe continuamente em ações educacionais, sociais e ambientais. Dentre vários programas, destaque para a substituição no ano passado de embalagens de madeira por estruturas metálicas reutilizáveis, o que evitou o descarte de 16 toneladas de madeira, reduzindo emissões e reforçando a economia circular.


Também é relevante o Programa Educar FPT, realizado em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (ETMSL), por meio do qual a empresa oferece capacitação técnica e desperta vocações em jovens talentos. Desde 2024, o programa já impactou mais de 100 pessoas, inspirando futuros engenheiros e profissionais da indústria.

 

 
 
 

Comentários


montadora
bottom of page