Auto Indústria
há 2 dias
Automotive Business
há 3 dias
Automotive Business
há 4 dias
Tags
Fonte: Automotive Business
A parceria faz parte do acordo de cooperação firmado entre as empresas em setembro de 2024.
As companhias vão trabalhar em quatro veículos destinados aos mercados da América Central e América do Sul. Serão eles: um SUV, um carro de passeio e uma picape (todos compactos), além de uma picape média.
Os veículos terão arquitetura flexível e possibilidade de eletrificação por meio de sistema híbrido. GM e Hyundai também vão projetar uma van comercial elétrica para o mercado norte-americano.
As empresas estimam que as vendas desses veículos ultrapassem 800 mil unidades por ano quando a produção estiver totalmente escalada.
Picape média será feita pela GM e Hyundai ficará com compactos
A GM vai liderar o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai será responsável pelos veículos compactos e pela van elétrica.
As companhias utilizarão plataformas comuns, mas o design interno e externo será exclusivo, justamente para refletir a identidade de cada marca.
O trabalho de design e engenharia deve começar em breve para os veículos destinados à América Central e América do Sul, uma vez que o lançamento está previsto para 2028.
Já a van comercial elétrica será fabricada nos Estados Unidos, também a partir de 2028.
Empresas dizem que parceria vai complementar forças
Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e líder global de compras e cadeia de suprimentos, disse que o acordo será benéfico para os dois lados.
“Por meio dessa parceria, GM e Hyundai trarão mais opções aos consumidores, com maior agilidade e menor custo. Esses primeiros veículos demonstram claramente como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das empresas”.
José Muñoz, presidente e CEO da Hyundai Motor Company, também enalteceu a parceria.
“A colaboração estratégica com a GM nos permitirá continuar oferecendo valor e opções aos nossos clientes em diferentes segmentos e mercados”.
As companhias também vão trabalhar em conjunto nas compras no continente, abrangendo materiais, transporte e logística. Áreas adicionais de potencial colaboração incluem matérias-primas, componentes e sistemas complexos.
Por fim, Hyundai e GM também concordaram em explorar parcerias para o uso de aço com baixa emissão de carbono.
Desenvolvimento conjunto de motores está no radar
As empresas afirmaram que estudam “novas oportunidades de desenvolvimento conjunto de veículos para mercados globais”.
Potenciais colaborações em sistemas de propulsão, incluindo motores a combustão, híbridos, elétricos a bateria e células de combustível de hidrogênio, não estão descartadas.

Comentários