top of page

IPCA: Gasolina sobe quase 5% em 2024 mesmo sem alta nas refinarias

Fonte: Valor Econômico


Mesmo sem alta no preço da gasolina nas refinarias da Petrobras em 2024, o preço do combustível já subiu quase 5% (4,84%) em 2024, até maio, mostram os dados do IPCA divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando se considera apenas o mês de maio, a alta foi de 0,45%.


O último aumento no preço da gasolina nas refinarias da Petrobras ocorreu há quase sete meses, em 21 de outubro de 2023. Em fevereiro deste ano, no entanto, houve alta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o produto.


Há expectativa agora sobre o possível efeito da Medida Provisória nº 1.227, de 2024, que altera as regras do uso de crédito do PIS e da Cofins, atingindo diversos setores da economia.

Em nota, a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) alertou que “existe a probabilidade de aumento de custos na cadeia de circulação comercial dos combustíveis, desde os produtores, passando pelos distribuidores e até o transporte, chegando aos postos e consumidor final”.

コメント


montadora
bottom of page