Licenciamentos de veículos apresentaram estagnação em janeiro
Auto Indústria
há 9 horas
1 min de leitura
Volume total de veículos licenciados no mês foi similar ao visto em janeiro do ano passado, mostrou balanço da Fenabrave
Fonte: Auto Indústria
Os licenciamentos de veículos iniciaram o ano praticamente estagnado, apontaram os dados do Renavam divulgados pela Fenabrave, a associação que representa o setor de distribuição de veículos no país, na terça-feira, 3.
Os números mostram 170,5 mil unidades registradas no país, 0,38% a menos do que em janeiro do ano passado. Na comparação com dezembro, a queda foi de 39%.
O comportamento dos emplacamentos de veículos leves mostraram apresentaram alta de 1,64%, com 162,5 mil unidades registradas. Desse total, 125 mil unidades corresponderam aos modelos de automóveis (+1,4%) e 37,3 mil unidades aos modelos de comerciais leves (+2,2%).
“O segmento de automóveis e comerciais leves apresentou desempenho estável frente a janeiro do ano passado, apesar do menor número de dias úteis de 2026. O comportamento sinaliza que há demanda, mas ainda condicionada ao custo do crédito e à renda das famílias”, informou a Fenabrave em nota.
Por outro lado, o mercado de caminhos começou 2026 como terminou 2025, ou seja, em queda. O balanço da Fenabrave mostrou que foram licenciadas em janeiro 6,3 mil unidades, 30% a menos do que em janeiro do ano passado e 35% a menos na comparação com o volume registrado em dezembro.
No caso dos ônibus, os licenciamentos somaram 1,6 mil unidades em janeiro, 23,5% a menos ante o resultado de janeiro do ano passado e 34% a menos do que dezembro.
Comentários