top of page

Vendas de carros novos: primeiro trimestre fecha com bons resultados

Fonte: Vrum


Destaque para os automóveis e comerciais leves, que registraram um crescimento de 10,7% nos emplacamentos nos três primeiros meses do ano


O crescimento dos licenciamentos de veículos leves e pesados de janeiro a março deste ano foi de 9,1%, com destaque para automóveis e comerciais leves, a faixa principal do mercado, que avançou 10,7% sobre o primeiro trimestre de 2023. Foram vendidas no total 514.517 unidades. Informações são da Fenabrave, entidade que reúne concessionárias de todos os segmentos.


José Andreta Jr., seu presidente, manteve previsão de aumento na comercialização de 12% frente ao ano passado, patamar superior ao esperado pela Anfavea (6%). “O crédito vem se expandindo em razão da tendência de estabilização da inadimplência. Ainda não chegamos à normalidade de 60% a 70% de vendas financiadas, o que depende de maior redução de atrasos nas prestações. No entanto, ainda poderemos rever para cima as nossas previsões”, destacou.


O executivo lembra que se o primeiro semestre consolidar a recuperação, o crescimento maior nas vendas de carros novos em 2024 se confirmaria porque, em média, o segundo semestre historicamente aponta resultados 30% maiores em relação ao primeiro. O Marco de Garantias prosperou depois que o Congresso derrubou o veto presidencial ao processo acelerado de retomada do bem financiado, mas ainda por honrar.


Este Marco terá efeito a médio prazo com a oferta de juros de financiamento menores para os bons pagadores, um instrumento há muito tempo aplicado no exterior e que, obviamente, deu certo.

Commenti


montadora
bottom of page